2ª Reunião Internacional com pesquisadores e pesquisadoras de África e Caribe com a Incubadora Norte, Nordeste e Amazônia Legal
2ª Reunião Internacional com pesquisadores e pesquisadoras de África e Caribe com a Incubadora Norte, Nordeste e Amazônia Legal
Ocorrida em 28 de fevereiro de 2024 e conduzida pela Profa. Dra. Sílvia Lúcia Ferreira e pela Profa. Dra. Dolores Galindo a reunião contou com a presença do Prof. Dr. André Yves Pierre da Universidade Estadual do Haiti, com Prof. Dr. Eduardo David Tulo Ndombele do Instituto Superior de Ciências de Educação do Uíge, com a Profa. Dra. Helena Cosma da Graça Fonseca Veloso da Universidade Católica de Angola, com Prof. Me. Ilgentche Appolon da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Prof. Dr. Maismy-Mary Fleurant da Université Publique Du Nord-Est À Fort-Liberté e com Prof. Dr. Mbiavanga Fernando do Instituto Superior de Ciências da Educação de Luanda. Também estiveram presentes as bolsistas do INCT-Caleidoscópio Gabriela de Sena Moura, Naryanne Ramos, Zizele Ferreira e Karine Santana.
A reunião teve como objetivos comunicar a aprovação do projeto de pesquisa “ Mulheres Quilombolas nas ciências, como também discutir sobre a participação dos pesquisadores e suas respectivas instituições no edital referente ao Regulamento para a I Convocatória de Projetos e Iniciativas de Cooperação Triangular entre a Ibero-América e os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP).
Na ocasião, os pesquisadoras e pesquisadores puderam retirar dúvidas remanescentes sobre o projeto de pesquisa, como também discutir quais instituições poderiam participar da Convocatória e qual seria a proposta a ser submetida, conforme o objetivo do edital, o qual destaca a importância de reforçar a cooperação triangular entre Portugal, os países ibero-americanos e os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa - PALOP. Assim, os pesquisadores/as optaram pela elaboração de um curso internacional para mulheres negras e quilombolas, com realização presencial nos países participantes, com o objetivo de fomentar a participação das mulheres negras e quilombolas nas ciências.