3ª Reunião Internacional com pesquisadores e pesquisadoras de África e Caribe com a Incubadora Norte, Nordeste e Amazônia Legal
3ª Reunião Internacional com pesquisadores e pesquisadoras de África e Caribe com a Incubadora Norte, Nordeste e Amazônia Legal
A reunião foi realizada em 20 de março de 2024 e foi conduzida pela Profa. Dra. Dolores Galindo e pela Profa. Dra. Sílvia Lúcia Ferreira. A reunião teve como objetivo a construção coletiva da proposta de curso internacional voltado para mulheres negras e quilombolas, nela estiveram presentes o Prof. Dr. André Yves Pierre - Haiti da Universidade Estadual do Haiti, a Profa. Dra. Helena Cosma da Graça Fonseca Veloso da Universidade Católica de Angola, o Prof. Dr. Hilarino Carlos Rodrigues da Luz da Universidade NOVA de Lisboa, além das bolsistas no INCT- Caleidoscópio Gabriela de Sena Moura, Karine Santana e Zizele Ferreira.
Na reunião foi informado que a Universidade Federal da Bahia cumpre os requisitos para ser a proponente do projeto. Em seguida, ocorreu a apresentação de uma proposta elaborada pela equipe da incubadora para discussão e apreciação dos pesquisadores e pesquisadoras. Como produto final tem- se a elaboração de um curso com duração de 12 meses, dividido em 03 blocos, no primeiro irá abordar irá realizar a introdução às teorias fundamentais que moldaram as perspectivas atuais sobre Relações Raciais e Gênero no contexto Ibero-americano e os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa, bem como irá propor investigação das dinâmicas nas áreas de linguagens, direito, saúde, com foco em violências interseccionais; propor discussão sobre estratégias para a constituição de carreiras científicas, abordando desafios e possibilidades de descolonização e estímulo à realização de Pesquisas alinhadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O Bloco 2 irá abordar os instrumentos e métodos na pesquisa científica, enquanto o terceiro propõe mentoria personalizada e desenvolvimento profissional.
O curso será realizado mediante a articulação e colaboração com redes de mulheres cientistas, redes de aprendizagem, de pesquisa e inovação e iniciativas, nacionais, internacionais e inovadoras, voltadas para a promoção da igualdade de gênero e diversidade no meio acadêmico.
Nesta proposta pretende-se viabilizar que as participantes do Curso tenham atividades teóricas e práticas com discussões temáticas que irão compor a formação política e científica com acompanhamento, na modalidade de mentoria. A proposta, foi finalizada após as contribuições e sugestões, e em seguida submetida conforme as orientações requeridas no edital.