Nesta seção, você terá acesso a um conjunto de materiais acadêmicos produzidos por pesquisadoras e pesquisadores, nacionais e internacionais, que compõem a Incubadora em diferentes âmbitos, seja como equipe executiva, equipe interinstitucional ou na condição de conselheira/o. São dissertações, teses, artigos, capítulos de livros e livros na íntegra organizados conforme temas abaixo:
Políticas públicas, direitos humanos e enfrentamento ao racismo
Estudos interseccionais sobre raça e gênero
Juventudes quilombolas
Mulheres negras quilombolas
Saúde das mulheres negras quilombolas
Perspectiva feminista
Educação escolar quilombola
Mulheres nas ciências
Ações afirmativas na educação
Psicologia Social
Estudos sobre grupo minorizados
Políticas públicas, direitos humanos e enfrentamento ao racismo
ADRIÃO, K.G.; Rodrigues, M.B. Racialização, subjetividades, arte e estética: um estudo de caso a partir da formação em psicologia. PERCURSOS. v. 20, p. 112-137, 2020.
GALINDO, D.C.G.; LEMOS, F.; NATALE, A.; RODRIGUES, R. V. Biopolítica, Direitos Humanos e Racismo de Estado em nome da paz e da segurança. MNEMOSINE. Rio de Janeiro. v. 10, p. 124-142, 2014.
GANEM, Valerie. Em busca da liberdade: Estudo de ligações entre herança da escravidão, família e trabalho no Brasil. Belo Horizonte – MG: Editora Poisson, 2024.
LOANGO, A. O. El racismo estructural y la expansión de las fronteras del autoritarismo en América latina. Crítica e Sociedade: revista de cultura política, Uberlândia, v. 10, n. 1, 2020.
LOANGO, A.O.Ciência e ancestralidade na Colômbia: racismo epistêmico sob o disfarce de cientificismo. Revista Em Pauta: teoria social e realidade contemporânea, v. 18, n. 46, 2020.
MENDES, V. S.; COSTA, C.S.; RIBEIRO, R.L., R.Racismo biológico e suas implicações no ensinar-cuidar a saúde da população negra. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as) - ABPN, v. 7, p. 190-213, 2015.
PIERRE, A. Y. Les noirs et le racisme au Brésil (1950 -1970): Discours, recherches scientifiques et normes. Revue Temporalités Et Sociétés, v. 1, p. 128 - 143, 2022.
PIERRE, A. Y.. La race noire dans les discours des politiciens et intellectuels du XIXe siècle en Haïti. RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade, v. v.08, p. 1, 2022.
SILVA, S.M.C.; NOVA, S.P.C.C; CARTER, D.B.Brazil, Racial Democracy? The Plight of Afro-descendent Women in Political Spaces. Advances in Public Interest Accounting. Emerald Group Publishing Limited, 2016, v. 19, p. 29-55.
VELOSO, H.C.G.F.A produção de saberes endógenos sobre África e as mulheres africanas. Geopauta. v. 4, n. 3, p. 8-23, 2020.
Estudos interseccionais sobre raça, gênero
GALINDO, D.; LEMOS, F.; RODRIGUES, R. ; SILVA, F. Análise institucional, Antirracismo, e Feminismos Decoloniais. Psicologia social, Educação e Análise Institucional: diálogos entre Paulo Freire, Gregório Baremblitt, bell hooks, Gilles Deleuze e Félix Guattari. 1ed. Curitiba: CRV, 2023, v. , p. 33-46.
RIBEIRO, D. A.; PEREIRA OLIVEIRA, T. (Org.).Diálogos Interseccionais a partir da Margem. 1. ed. Cruz das Almas: Editora UFRB, 2022. v. 3. 323p.
SILVA, S.M.C.; ARAUJO, R. C. Mulheres negras e mitos raciais hegemônicos. Revista Feminismos, v. 11, p. 1-29, 2024.
Estudos sobre a população quilombola
MULLER, M. L. R.; SANTOS, A. M.; MOREIRA, N. L. de M. QUILOMBOS E QUILOMBOLAS EM MATO GROSSO. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), [S. l.], v. 8, n. 18, p. 07–24, 2016.
PARRA-VALENCIA, L.; FERNANDES,S.L.;GALINDO,D. Psicología y descolonialidad. Saberes para curar en palenques y quilombos (Colombia-Brasil). Ed. Colômbia: Universidad Cooperativa de Colombia, 2022. 288p.
RIBEIRO, D. A. SOUZA, C. G. Reflexões sobre práticas alimentares em comunidades quilombolas e os impactos do racismo na invisibilização dos saberes. Revista de Alimentação e Cultura das Américas. v.4.jan/ju, p. 89, 2023.
SANTOS, A. M.; M.MOREIRA, N. L.O passado no presente: a produção de saberes em comunidades quilombolas de Mato Grosso. Revista Labirinto (unir),v. 28, jan.- jun. , p. 161-177, 2018.
Estudos sobre juventudes quilombolas
SANTOS, Z. F. Situações juvenis: Modos de vida, espaços de educação e saberes nas festas de santo da comunidade negra rural Morrinho/MT. ACENO - Revista de Antropologia do Centro-Oeste. v. 3, p. 103-119, 2016.
SANTOS, Z.F.; COSTA, C.S. Entre condições e situações: Concepções e experiências para ler e falar de Juventudes. Revista Eletrônica Documento/Monumento. v. 33, p. 104-118, 2022.
SANTOS, Z.F.Juventudes Quilombolas: Cotidianos e Modos de Vidas na Comunidade Morrinho/MT. Tese de Doutorado. Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Cuiabá, Brasil. 144.p, 2022.
SANTOS, Z.F. Situações Juvenis: Juventudes e Políticas Públicas no Quilombo Morrinho em Poconé- MT. Dissertação de mestrado. Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Cuiabá, Brasil. 2016.
SANTOS,Z.F.;COSTA, C.S.Jovens Quilombolas: O Tecer Cotidiano de uma pesquisa. In: Glauber de Araujo Barroco Lobato. (Org.). Educação e as Relações Étnico-Raciais. 1ed. Formiga, MG: Multi Atual,, v. 2, 2021. p. 304-317.
Estudos sobre mulheres negras quilombolas
FERNANDES,S.L.; GALINDO,D.; Valencia, L.Identidade Quilombola: Atuações no Cotidiano de Mulheres Quilombolas no Agreste de Alagoas. Psicologia em estudo. v. 25, p. 1-15, 2020.
SILVA, L.; SILVA, G. B. ; FERNANDES, S. L. ; GALINDO, D.; CAZEIRO, F. A Produção da Identidade Política de Mulheres em uma Comunidade Quilombola do Sertão Alagoano. Psicologia: Ciência e Profissão. v. 42, p. 1-15, 2022.
Estudos sobre a saúde das mulheres negras quilombolas
ALMEIDA,E. S.;MIRANDA,C.A.S.Questões de Saúde na Comunidade Quilombola de Tijuaçu, Senhor Do Bonfim -Ba. In: COSTA, Elisa Miranda. (Org.). Bases Conceituais da Saúde.Ponta Grossa: Atena Editora, 2019, v.3, p.203-217.
FERNANDES, E.T.B.S.; FERREIRA, S.L.; FERREIRA, C.S.B.; CARDOSO, V.B.Condições de vida de mulheres quilombolas e o alcance da autonomia reprodutiva. Escola Anna Nery. Revista de Enfermagem, v. 25, p. 1-9, 2021.
LIMA, N.O.; ALMEIDA,E.S.;SUTO,C.S.S.;SANTOS, P.O.; NASCIMENTO,R.C.D.; OLIVEIRA, J.S.B. Humanização da Assistência ao Pré-Natal em Gestantes de Uma Comunidade Quilombola. In:.Ana Maria Aguiar Frias. (Org.). Políticas sociais e de atenção, promoção e gestão em enfermagem. Ed.Ponta Grossa - PR: Atena, 2021, v. 1, p. 53-64.
MARQUES, G. C. M. ; FERREIRA, S.L ; ALMEIDA, E.S.; FARIAS, P. L. D. ; RIBEIRO, S.B. ; COELHO, E. A. C. Factors associated with the health and reproductive autonomy of Quilombola women in Brazil. Investigación y Educación en Enfermería, v. 42, p. 1-15, 2024.
MARQUES, G.C.M. ; FERREIRA, S.L.; DIAS, A.C.S.; PEREIRA, C. O. J. ; SORTE, E. T. B.; LACERDA, F.K.L. Intergenerational Transmission Between Quilombola Mothers and Daughters: reproductive autonomy and intervening factors. Texto e Contexto. v. 31, p. 01-14, 2022.
Estudos sobre a perspectiva feminista
ADRIÃO, K. G. Marcas na/da pele. Entre Mulheres: a experiência de um processo arteterapêutico no diálogo com feminismos e Psicologias. Pesquisas e práticas psicossociais , v. 16, p. 1-14, 2021.
ADRIÃO, K.G ; MORAES, M.; TONELI, M. J. F. ; NOGUEIRA, M. C. O. C. . Trabalho com grupos em psicologia: Perspectiva Feminista antirracista e contracolonial. Estudos Contemporâneos da Subjetividade, v. 13, p. 192-208, 2024.
ADRIÃO, K.G.; Silveira, P. Linguagem, poder, gênero e subjetividades na interface com teorias feministas. Revista de psicologia política , v. 22, p. 363-378, 2022.
BESSA, K. How I became what I am an aesthetics of twist cinema in films from the 1960s and 1970s. Revista Estudos Feministas, v. 25n, p. 291-313, 2017.
BESSA, K. Luz(es) del Fuego: rebeldia e feminismos. Cadernos Pagu, v. 01, p. 01-41, 2020.
BESSA, K.; GIL S. G. Imaginações rebeldes: disputas e derivações da artepensamento feminista. Cadernos Pagu, v. 60, p. e-pub-e-pub, 2020.
BESSA, K.;LUSVARGHI, L. ; OLIVEIRA, J.Dossiê Cinema e Feminismos (Des)construindo gêneros no cinema e no audiovisual. Zanzalá, v. 9, p. 1, 2022.
BESSA, K.A.M. Perdidos, marginais e exóticos. Narrativas fílmicas e modos de representação de alteridades e fronteiras. Século XXI. Revista de Ciências Sociais, v. 9, p. 195-222, 2019.
BESSA,K. Políticas e epistemologias feministas sob ataque: fabulações especulativas sobre o medo bolsonarista da diversidade. Revista Estudos da Condição Humana, v. 1, p. 01-33, 2023.
GALINDO, D.C.G. ; LEMOS, F. C. S. ; SILVA, F.H.M. Feminismos ciborgues em uma cama de gato, ciência e saberes coletivos universitários de mulheres. Pesquisas e Práticas Psicossociais, v. 16, p. 02-18, 2021.
GONZALEZ, D. Entre público, privado e político: avanços das mulheres e machismo velado no Brasil. Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Impresso), v. 44, p. 239, 2014.
LEMOS, F.C.S.; GALINDO, D.C.G.; AQUIME,R.H.S.; NOBRE,A.G.A;SANTOS,D.V. História oral e escrevivências de mulheres: escritas de si e produção de saúde mental e coletiva. In: MATTIOLI, O; ROCHA, L.F. (Org.). Violências: temas atuais. Curitiba: Editora CRV, 2023, v.1, p.151-163.
LEMOS, F.C.S.; GALINDO,D.;CASTELAR,M.;PASSARINHO,L.;PIANI, P.P. F.; NOGUEIRA, T.S.UNESCO, mulheres e biopoder no Brasil: alguns apontamentos. Fractal: revista de psicologia, v.29, p.224-230, 2017.
LEMOS, F.C.S.; LIMA, M.L C.; SAMPAIO, V. ; MEDEIROS, E.G.S.Escalpelamento de mulheres na Amazônia: sobrevida e psicologização das vítimas. Estudos Contemporâneos da Subjetividade, v. 11, p. 222-232, 2021.
LEMOS, F.C.S.; SILVA,D.G.; ALMEIDA, L.C.C.S.; COELHO, K.H.L.; VEIGA, J.C ; FÉLIX, P.F. Resistências pela escuta de mulheres e produção de cuidado de si e da cidade. In: MATTIOLI, O; ROCHA, L.F. (Org.). Violências: temas atuais..Curitiba: Editora CRV, 2023, v. 1, p. 163-172.
LENGUITA , P. A. La huelga de mujeres para las feministas argentinas. Estudio sobre la política global del colectivo Ni una menos. Mujer Andina, 2(1), 35–43, 2023.
LENGUITA, P. A. Conspiradora para a rebelião: Alicia Eguren nas milícias femininas de 1955 a 1957: Woman conspirator for rebellion: Alicia Eguren in the women’s militias from 1955 to 1957. Caminhos da História, [S. l.], v. 28, n. 2, p. 9–23, 2023.
LENGUITA, P. A. Luchas feministas, cuidados y comunidad en la post-pandemia. Telos. Revista de Estudios Interdisciplinarios en Ciencias Sociales, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 141–149, 2024.
MACIEL, P.G.; BESSA, K.. Provocações feministas: Alain Bergala diante de Monika e seus desejos. Eco (UFRJ), v. 22, p. 100-120, 2019.
MEIRA, I.; ADRIÃO, K.G. Ativismos em movimentos coletivos de dissidências sexuais e de gênero: Entre dissensos e a insurgência das (cri)ações de resistência a heteronormatividade de Recife para o novo mundo. Revista brasileira de estudos da homocultura , v. 03, p. 295-324, 2020.
PIERRE, A. Y.. Mulheres Haitianas no Espaço Público de 1930 a 1950: O Olhar Sobre as primeiras ações feministas da liga feminina da ação social. Revista Brasileira do Caribe, v. 19, p. 89, 2018.
ROVA, M.G.O.; LENGUITA, P. A. Apresentação - Dossiê - Resistências de mulheres às ditaduras latino-americanas entre 1950 e 1980. Caminhos da História, [S. l.], v. 28, n. 2, p. 4–8, 2023.
SILVA, S.M.C.; LUCAS, A.The issue of gender and race in career progress and labor market. REGE-Revista de Gestao, v. 25, p. 2-8, 2018.
SILVA,S.M.C.;CASA NOVA, S.P.C. Pensamento feminista negro: conhecimento, consciência e a política do empoderamento de Patricia Hill Collins. Lutas Sociais (PUCSP), v. 26, p. 360-372, 2022.
SILVA, S.M.C.;CRUZ, I.;SOUZA, A.M.F.L.E.Inspiração, afetos e formação investigativa: como o feminismo no NEIM se projeta para o futuro. Revista Feminismos, v. 11, p. 1-29, 2024.
SILVEIRA, P.S.; PAIM, J.S.; ADRIÃO, K.G. Os movimentos feministas e o processo da Reforma Sanitária no Brasil: 1975 a 1988. Saúde em debate , v. 43, p. 276-291, 2019.
VASCO, D.; LEMOS, F. C. S.Uma analítica da produção da mulher empoderada. Psicologia e Sociedade (Online),v.23,p.404-414,2011.
Estudos sobre educação escolar quilombola
COSTA, C. S. ; DIAS, M. H. T. ; SANTOS, Z. F. Educação Escolar Quilombola: Experiência sobre Formação de Professores em Mato Grosso (BRASIL). Revista ABPN, v. 8, p. 90-106, 2016.
COSTA, C.S.; SANTOS, Z. F. ; DIAS, M. H. T. . Educação escolar quilombola: experiência sobre formação de professores em Mato Grosso (Brasil). Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as) - ABPN, v. 8, p. 90-106-460, 2016.
COSTA, C.S.Educação Escolar Quilombola e Festas de Santo. In: Jurema Oliveira. (Org.). Africanidades e Brasilidades - Direitos Humanos e Políticas Públicas.Ed.Curitiba - PR. Appris, 2020, v. 1, p. 79-91.
COSTA,B.R.;COSTA, C.S.Educação escolar quilombola: modos de vida e desafios. In: Marinez Cargnin-Stieler; Mariuce Campos de Moraes; Leonice Aparecida de Fatima Alves Pereira Mourad; Hellen Cristina de Souza. (Org.). Terra como princípio educativo. Ed.São Leopoldo - RS: Oikos, 2023, v. 1, p. 18-23.
COSTA,C.S.Educação das relações étnico-raciais, educação escolar quilombola e educação escolar indígena na Educação Básica: especificidades e aproximações. Revista Educação e Fronteiras. v. 9, p. 128-140, 2019.
COSTA, C.S.Educação Escolar Quilombola e Formação Docente. REVISTA REAMEC, v. 1, p. 23-32, 2016.
SANTOS,J.A.;COSTA,C.S.Territórios Quilombolas e o ensino de Geografia. Ciência Geográfica, v. 24, p. 305-321, 2020.
Estudos sobre mulheres nas ciências
FINA, DÉBORA et al . De la revuelta al encierro: organización, resistencia y solidaridad feminista en Chile en tiempos de pandemia. Polis. Santiago , v. 21, n. 61, p. 154-180, enero 2022.
GONZÁLEZ,D.F. O Brasil à luz (e à sombra) do ciclo progressista. Reflexões retrospectivas sobre os processos participativos e a construção de políticas para as mulheres. Confluenze (BOLOGNA), v. 13, p. 125-149, 2021.
GONZALEZ,D.F.; VIDAL,F.F. Nuevos “ campos de acción política” feminista: Una mirada a las recientes movilizaciones en Chile. Revista Punto en Género, v. 11, p. 51, 2019.
GONZÁLEZ,D.F.Ensamblajes activistas: Feminismos y Revuelta social en Chile. Campos em Ciencias Sociales, v. 10, p. 1-23, 2022.
GONZÁLEZ,D.F.Lado a lado? Feminismos e Estado durante o `ciclo progressista? latino-americano. Revista Estudos Feministas, v. 28, p.e363040, 2020.
GONZALEZ,D.F; DÍAZ, C. ¿Las Ciencias y Tecnologías tienen género? Ampliando la mirada desde las teorías y perspectivas críticas de género. Cuadernos de Beauchef, v. 2, p. 67-85, 2021.
LOMBARDI, M. R. ; GONZALEZ, D.Engenharia e gênero: tendências e transformações no Brasil da última década. Document de travail du Mage, v. 18, p. 135-148, 2014.
NGANGA, C. S. N. ; CASA NOVA, S.P.C.; SILVA S.M.C.; LIMA, J. P. R. Há Tanta Vida Lá Fora! Work-life Conflict, Mulheres e Pós-Graduação em Contabilidade. Revista de Administração Contemporânea (Online), v. 1, p. 1, 2022.
NGANGA, C. S. N.; CASA NOVA, S.P.C.; SILVA, S.M.C.; LIMA, J. P. R. There?s so Much life out there! Work-life Conflict, Women and Accounting Graduate programs. Revista de Administração Contemporânea (Online), v. 1, p. 1-17, 2022.
NGANGA, C.S.N.;CASA NOVA, S.P.C.; LIMA, J.P.R.; SILVA, S.M.C. Publicar ou pesquisar? Reproduzir ou ensinar? Reflexões sobre as experiências de mulheres doutorandas em ciências contábeis. Archivos analíticos de políticas educativas, v. 31, p. 1-26, 2023.
TAMBE,T.A.F.;COSTA, C.S.; GONÇALVES, A.C.P. Relação entre equidade de gênero no ensino superior e desenvolvimento tecnológico em Moçambique.Revista E-Curriculum , v. 20, p. 100-127, 2022.
Estudos sobre Ações afirmativas na educação
ANJOS, M. B.;OLIVEIRA, L.R.; SANTOS, M.B.P.; LATINI, R. M.; SBANO, V. C. A obra e o legado de Paulo Freire no encontro com o movimento negro:: questionamentos à formação de professoras/es. Ensino, Saúde e Ambiente, v. 14, n. esp., p. 447-463, 14 dez. 2021.
CASTELAR, M. ; LEMOS, F. C. S. KHOURI, J.G.R. ; ANDRADE, T. . Brinquedos e brincar na vida de mulheres educadoras negras. Revista Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, v. 19, p. 595-602, 2015.
CORDEIRO, A.L.A. COSTA,C.S.;SANTOS,S.P. Não ando só: afirmação na pós-graduação, negritudes e os potenciais intelectuais que o racismo desperdiça. Revista UFCG (ONLINE), v. 21, p. 01-29, 2021.
COSTA, C.S.; CARVALHO, J.J.Fraudando cotas nas universidades: estratégias discursivas de não-negros reivindicando vagas reservadas para pessoas negras na ufmt. Revista de Educação Pública, v. 32, p. 468-495, 2023.
COSTA, C.S.;SANTOS,S. P. Educação das relações étnico-raciais na sociedade brasileira: concepções, princípios e determinações. Roteiro, v. 47, p. 01-21, 2022.
COSTA, C.S.Lei Nº 10.639/2003: Dez anos de implementação do currículo de educação das relações étnico-raciais. Momento (Rio Grande), v. 22, p. 17-34, 2013.
GUZMÁN, E.C.; LOANGO,A.O. Educación superior, pueblos indígenas y afrodescendientes. Una lectura sobre las acciones afirmativas en Brasil y la etnoeducación universitaria en Colombia. Revista Educación Superior y Sociedad (ESS), v. 33, n. 2, p. 767-792, 15 nov. 2021.
LOANGO, A. O.; SILVA, P. V. B. DA .. IGUALDADE RACIAL E AÇÕES AFIRMATIVAS NA ARGENTINA E BRASIL. Educação & Sociedade, v. 43, p.e264465, 2022.
MANCINELLI, G.;CACHAMBI P., N. E.; MILKAR B.A.; LOANGO, A.O.; MATO,D.; MARTÍNEZ, E.R.; RIEZNIK, M. Racismo y Educación Superior en Argentina. Revista Educación Superior y Sociedad (ESS), v. 35, n. 1, p. 396-425, 30 jul. 2023.
MARQUES, R.S.N.; OLIVEIRA, L.R.;GALINDO, D. Psicologia em epistemologias negras: ações afirmativas na universidade. Editora UFRB, 2022. 222p.
MIGUEL, L.L.A.J.; TAMBE, T.A.F.; COSTA, C.S. . Examining expansion and trends in higher education in Mozambique, Africa. Higher Education, v. 82, p. 01, 2021.
NASCIMENTO, R.C.D et.al.Identidade étnico-racial no Programa Saúde na Escola: Uma revisão sistemática. In: Editora Poisson. (Org.). Série Educar - Diversidade. Belo Horizonte: Editora Poisson, 2020, v. 9, p.1-120.
NASCIMENTO,R.C.et.al.Programa saúde na escola: percepções de profissionais da educação e saúde sobre as questões étnico-raciais. Revista Acervo Educacional, v. 5, p. e13064-9, 2023.
SILVA, S.M.C.Escola de Políticas e Ações Afirmativas 2021. Ed. Brasília. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores /as Negros /as, 2022. v. 145. 152p.
Estudos sobre Psicologia Social
FRANÇA , J.N; LIMA, F.; OLIVEIRA, L.R. Racismo, Trauma Colonial e Agência Crítica: Fórum Estadual de Mulheres Negras do Rio de Janeiro. Estudos e Pesquisas em Psicologia, v. 22, n. 4, p. 1479–1498, 2022.
GALINDO, D.; FERNANDES,S. L.Da ruptura do pacto com a transparência: psicologias que caminham na escuridão. Revista Eletrônica Espaço Acadêmico (Online), v. 21, p. 10, 2021.
GALINDO, D.; PIMENTEL-MELLO, R.; MOURA, M.; MILIOLI, D. ; SOARES, T. Poéticas grupais em psicologia: relatos de experiências. Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia, v. 15, p. 1, 2022.
LIMA, F.; OLIVEIRA, L. R.; SANTOS, A. O. A sociogenia fanoniana e a formação em psicologia: uma aposta clínica política e negra. Psicologia & Sociedade, v. 35, p. e277053, 2023.
VAZ, B.C.O. et. al. Produção compartilhada de conhecimentos em saúde mental: o Comitê de Acompanhamento de Pesquisa. Saúde e Sociedade, v. 28, p. 21-28, 2019.
Estudos sobre grupo minorizados
AMORIN, A. K. A.; NOBRE, M.T. (2018) Pesquisa-intervenção, políticas públicas e movimentos sociais: uma experiência junto à população em situação de rua. Psicologia Política, 18 (42), p. 337-352.
BEZERRA, I. S. G.; PEREIRA, M. T. L. N.; AMORIM, A. K.M. A. Mulheres, medicalização e grupalidade: experiência com gestão autônoma da medicação no Nordeste. Revista Subjetividades, v. 24, n. 1, 2024.
LEMOS, F. C. S.; GALINDO, D.C.G. ; OLIVEIRA, A.R. ; OLIVEIRA, M. M. de . 'UNICEF, (des)colonialidades e infâncias: vidas negras importam'. DESIDADES - Revista Eletrônica de Divulgação Científica da Infância e Juventude, v. 30, p. 180-195, 2021.
NOBRE, M. T.;AMORIM,A.K.A.; FRANGELLA, S. Ethnography, Cartography, Ethnomapping: dialogues and compositions in the field of research. Estudos de Psicologia, 24(1), janeiro a março de 2019, p. 54-64.
RIBEIRO, D.A et. al (ORG.).Tranças e Redes: Tessituras sobre África e Brasil. Ed. Cruz das Almas: EDUFRB, 2014. 280p.
SILVA, D.V.L et. al . Cartografias e percursos de mulheres artesãs que aprendem, ensinam e trabalham. Rev. Subj., Fortaleza , v. 21, n. 1, p. 1-12, abr. 2021.
SILVA, J.M. S.; LEMOS, F. C. S.; GALINDO, D.C.G. ; SILVA, D.G.; MORENO, H.K.S.. Arpilleras das mulheres atingidas por barragens. In: LEMOS, F.C.S. et al. (Org.). Psicologia social, educação e análise institucional: diálogos entre Paulo Freire, Gregório Baremblitt, bell hooks, Gilles Deleuze e Félix Guattari. 1ed.Curitiba: Editora CRV, 2023, v. 1, p. 251-254.