A Profa. Dra. Zizele Ferreira, pós-doutoranda e bolsista PDJ - INCT Caleidoscópio (CNPq) sob a supervisão da Profa. Dolores Galindo (UFCG), foi convidada para atuar no curso "Cotas Raciais e Heteroidentificação: Perspectivas para Atuação em Comissões de Validação" na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Zizele, que integra a Incubadora Social Feminista Antirracista Norte-Nordeste - INCT Caleidoscópio, compartilhou suas contribuições e experiências no âmbito das políticas de ação afirmativa. A mesa também contou com a presença do José Antonio Novaes da Silva, conhecido como Antônio Baruty, que foi um dos palestrantes do curso.
Detalhes do Curso
O curso, com uma carga horária total de 20 horas distribuídas em três encontros online e um presencial, contou com a presença de diversas representantes de instituições na abertura como: Antônio Fernandes Filho, Reitor da UFCG; Matheus Pasquali, Presidente da COMPROV/UFCG; Vanessa Patrícia Machado Silva, Coordenadora Geral de Ações Afirmativas no Ministério da Igualdade Racial (MIR); Denisa Pitaguary, Estudante de Serviço Social na UEPB e Coordenadora no DCE/UEPB
A programação incluiu mesas redondas, apresentações culturais e performances, como da afropoética de Renálide Carvalho e do Grupo Sambada Lunar que enriqueceram o debate sobre as políticas de ações afirmativas no ensino superior brasileiro.
Contribuição da Profa. Dra. Zizele Ferreira dos Santos
Durante a Mesa 2, dedicada à "Importância e Procedimentos das Comissões de Heteroidentificação", Zizele Ferreira dos Santos compartilhou informações sobre os projetos em andamento na Incubadora Social Feminista Antirracista Norte-Nordeste. Ela enfatizou o Banco de Dados sobre Políticas de Ações Afirmativas para Quilombolas na Pós-Graduação em Psicologia, Tecnologias Sociais, o Podcast 'Mulheres Quilombolas nas Ciências', roteiros de oficinas, e o ”'Mapa Mulheres Quilombolas nas Ciências” que se encontra em articulação, além do projeto de pesquisa "Trajetórias Formativas de Mulheres Quilombolas e Boas Práticas de Políticas de Ações Afirmativas no Ensino Superior" conduzido por ela, tendo por supervisora a Profa. Dra. Dolores Galindo com estudo de caso a ser realizado com mulheres quilombolas estudantes universitárias, de graduação e pós-graduação, na Universidade Federal de Campina Grande- Campus do Centro de Desenvolvimento do Semiárido (CDSA/UFCG).
Resultados e Avanços
A participação da pós-doutoranda no evento fortaleceu o compromisso da Incubadora e INCT Caleidoscópio com a promoção da equidade racial no ensino superior. A troca de conhecimentos e experiências durante o curso reafirmou a importância das políticas de ações afirmativas para a construção de um ambiente acadêmico inclusivo, desde uma perspectiva interseccional que articula raça, gênero e territorialidade.
A organização do evento contou com a colaboração ativa da Comissão de Processos Vestibulares (COMPROV/UFCG), sob coordenação de Márcia Leite e Rebeca Menezes. Fruto de um projeto de intervenção proposto pela equipe liderada por Kécia Vieira, o curso recebeu apoio do Programa Ubuntu: Fortalecendo Potências no Setor Público, iniciativa do Vetor Brasil e Instituto Gesto.
Na avaliação de Kécia Vieira, coordenadora do projeto de intervenção que impulsionou o curso, a participação da Profa. Dra. Zizele Ferreira dos Santos “contribuiu para fortalecer as discussões sobre ações afirmativas e políticas de cotas nas universidades, destacando especificidades da população quilombola, especialmente das mulheres, e tratando do procedimento, resoluções e até fase recursal”. Ela destaca que as atividades no módulo de encerramento, que foi presencial, proporcionaram reflexões e debates fundamentais para o letramento racial dos participantes, preparando-os para atuarem de forma efetiva em bancas de heteroidentificação.
Estavam presentes no público técnicos e docentes da Universidade Federal de Campina Grande, Universidade Federal da Paraíba e Universidade Estadual da Paraíba, bem como integrantes de Movimentos Sociais Negros, Movimentos de Mulheres Negras e lideranças quilombolas.