Meninas Quilombolas nas Ciências!
Podcast na sala de aula
Meninas Quilombolas nas Ciências!
Podcast na sala de aula
Para as professoras e professores que dedicam suas carreiras à educação nas comunidades quilombolas ou que atendem estudantes quilombolas, o Roteiro para “Oficinas Mulheres Quilombolas nas Ciências” oferece uma tecnologia inovadora: o uso de um Podcast protagonizado por mulheres negras e quilombolas. Este material educativo, desenvolvido para inspirar futuras gerações de cientistas quilombolas, propõe uma abordagem envolvente que pode ser integrada diretamente ao currículo escolar.
Descubra o Podcast Mulheres Quilombolas nas Ciências apresentado por Naryanne Ramos, advogada quilombola e mestre em Estudos de Cultura Contemporânea pela UFMT!
O podcast destaca as trajetórias e contribuições de mulheres negras quilombolas nas universidades brasileiras. Uma iniciativa da Incubadora Feminista Antirracista do INCT Caleidoscópio, o programa visa promover a diversidade e a representatividade na ciência.
Para quem é este roteiro? Destinado às escolas quilombolas e às instituições que acolhem estudantes quilombolas que estão fora de seus territórios, o roteiro foi pensado para enriquecer o ambiente educacional com histórias inspiradoras e relevantes.
Por que usar o Podcast na sala de aula? Ao proporcionar uma perspectiva diferenciada sobre a ciência e as especificidades de comunidades quilombolas, o podcast estimula o debate e a reflexão entre os (as) estudantes. Ele contribui para a quebra de estereótipos sobre quem pode ser cientista, sobre o que é pesquisa e ciências e pode fortalecer a identidade étnica e racial e gerar perspectivas com relação às ciências a partir das comunidades quilombolas.
Como integrar o Podcast às aulas? Com episódios que abordam desde desafios pessoais até conquistas acadêmicas, o material pode ser incorporado a várias disciplinas, incentivando uma educação mais inclusiva e empoderadora. Para além disso, a escola toda pode promover a discussão, mobilizando diversos professores e professoras para tratar de Meninas e Mulheres nas Ciências.
Qual será o impacto na Educação Escolar Quilombola? Ao adotar este roteiro, gestão e professores/as enriquecem o aprendizado das estudantes, bem como contribuem para ampliar sua visão de mundo, mostrando-lhes o potencial transformador da ciência desenvolvida pelas comunidades quilombolas e na própria carreira dessas mulheres.