4º Encontro da Parceria DINOV/SEGES/MGI + DPA/SEPAR/MIR: Ações Afirmativas para Estudantes Quilombolas
4º Encontro da Parceria DINOV/SEGES/MGI + DPA/SEPAR/MIR: Ações Afirmativas para Estudantes Quilombolas
No dia 13 de novembro de 2024 ocorreu o 4° Encontro da Parceria DINOV+DPA- Ações afirmativas para a população quilombola. O evento aconteceu online com transmissão no Youtube, contando com a presença de Maria Simone da Silva Santino, Quilombola, Agricultora, Sonhadora, Graduada no curso de Licenciatura em Educação do Campo na área das Ciências Humanas e Sociais, Bolsista de apoio técnico do CNPq, do projeto “Mulheres Quilombolas nas Ciências”.
A abertura do evento foi conduzida pela equipe da Rede TransformaGov, uma iniciativa da Diretoria de Inovação Governamental (DINOV) do MGI, que tem como objetivo conectar representantes de órgãos e entidades federais, promovendo a troca de experiências em gestão e a divulgação de oportunidades de capacitação. A diretora do Departamento de Inovação Governamental, Claudia Martinelli, e a representante da Rede, Carolina Barbieri, também participaram do evento. O encontro integra um projeto que visa apoiar órgãos públicos na criação de planos de ação para ações afirmativas e dar visibilidade às iniciativas já implementadas.
O evento também contou com a participação do Ministério de Igualdade Racial, na pessoa do Rozembergue Dias- Coordenador Geral de Políticas Quilombolas/MIR, e destacou o mapeamento das ações afirmativas desenvolvidas pela administração pública federal, de Thays Vilhena estudante do Curso de Psicologia da Universidade do Pará, falando sobre sua trajetória de mulher Preta Quilombola na universidade, e como foi lidar com os desafios encontrados na sua jornada acadêmica, e Aurea Nascimento - Licenciada em Educação do Campo na Universidade Federal de Campina Grande - PB , trazendo suas concepções sobre as ações afirmativas, sua trajetória educacional e acadêmica, inclusive a sua participação em movimentos sociais, lutando pelos direitos de pessoas quilombolas.
Maria Simone em sua fala enfatizou a importância do Evento e do tema abordado sobre as ações afirmativas para estudantes quilombolas. Destacou o que é ações afirmativas; Qual o objetivo e a importância das ações afirmativas e ainda compartilhou como foi a sua trajetória educacional, trazendo a realidade de como era antes o ensino no Quilombo Caiana e como é na atualidade. Partilhou também como se deu todo trajeto e suas vivências na Universidade, desde a saída do seu território quilombola para acessar a universidade, até chegar a se tornar pesquisadora no INCT, estando hoje na da equipe executiva da Incubadora.
O evento possibilitou a interação do público participante, com contribuições no chat, de pessoas maravilhadas com o avanço e mudanças ocorridas nas trajetórias universitárias, com a efetivação das ações afirmativas. Ações essas que foram cruciais para a permanência da diversidade nas universidades, e o direito a uma educação de qualidade. O encerramento se deu com a proposição de propostas de promover mudanças nas universidades, buscando mais melhorias para a permanência dos estudantes quilombolas, inclusive para as estudantes mães.
Para ficar por dentro do que ocorreu nesse webinário, acesse o site.