"Mulheres Quilombolas nas Ciências" - Reunião da equipe interinstitucional do projeto alinha ações para fortalecer protagonismo comunitário e políticas de permanência no ensino superior.
"Mulheres Quilombolas nas Ciências" - Reunião da equipe interinstitucional do projeto alinha ações para fortalecer protagonismo comunitário e políticas de permanência no ensino superior.
Pesquisa com e para as comunidades quilombolas ✊🏿📚
No dia 4 de agosto, a equipe interinstitucional do projeto “Mulheres Quilombolas nas Ciências: políticas de permanência nas universidades e produção de subjetividades”, coordenado pela Profa. Dra. Dolores Galindo (UFCG) no âmbito da Incubadora Social Feminista Antirracista Norte, Nordeste e Amazônia Legal do INCT Caleidoscópio, deu passos estratégicos para fortalecer a pesquisa com impacto social.
Dois marcos se destacaram:
🔹 A chegada da Advogada Ma. Vercilene Francisco Dias, liderança do Quilombo Kalunga e da CONAQ, que se soma ao time trazendo experiência, protagonismo e compromisso comunitário.
🔹 A validação do Termo de Referência para cessão de uso de imagem, voz e salvaguarda de conhecimentos tradicionais e intelectuais quilombolas na extensão universitária, elaborado coletivamente e aprovado pela comunidade, reafirmando que a nossa produção de conhecimento é feita com e não sobre as comunidades.
O encontro também celebrou a aprovação do projeto no Comitê de Ética em Pesquisa da UFCG e definiu o plano de aplicação do Instrumento de Sondagem de Necessidades de Estudantes Quilombolas, ferramenta que permitirá mapear demandas e fortalecer políticas de permanência no ensino superior.
Essa é mais uma etapa de um trabalho que integra pesquisadoras e pesquisadores de diferentes regiões do Brasil, comprometidos com a construção de uma ciência antirracista, participativa e transformadora.
#INCTCaleidoscópio #MulheresQuilombolasNasCiências #cnpq
Descrição das imagens:
A 1ª imagem apresenta, na parte superior, um fundo azul com partes criculares coloridas da logo do INCT Caleidoscópio. Abaixo, há a captura de tela de uma reunião virtual com treze mulheres em janelas individuais. Abaixo, está o texto: "Mulheres Quilombolas nas Ciências – Reunião da equipe interinstitucional do projeto alinha ações para fortalecer protagonismo comunitário e políticas de permanência no ensino superior". Na parte inferior, aparecem os logotipos do INCT Caleidoscópio, CNPq, CAPES, MCTI, Ministério da Igualdade Racial e Governo Federal. Há mais 2 cards que seguem a mesma linha visual com os créditos do projeto.